Rede Bahia: 40 anos de história com um olhar sempre voltado aos baianos

18.06.2025
marcos-machado

Compartilhe

Nos últimos 40 anos, o mundo, o Brasil e a Bahia passaram por transformações profundas, em diversas áreas da sociedade, como na política, no social, ambiental, cultural, e no campo da ciência e tecnologia. Essas mudanças se espelharam no modo de viver e pensar de todos. Nesse contexto de transformações e avanços, nasceu a TV Bahia e que, ao longo de quatro décadas vê serem criados outros quinze negócios, dando origem à Rede Bahia, o maior grupo de comunicação do Norte e Nordeste do país, e líder absoluta de audiência no território baiano. Isso só foi possível porque o grupo está sempre atento às atualizações da sociedade, aposta e investe em inovação, informação de qualidade e, principalmente, tem a Bahia e os baianos como prioridade.

Essa inquietude foi propulsora da recém-lançada identidade visual da Rede Bahia, apresentada ao público e ao mercado dentro das celebrações de aniversário. As novas marcas reforçam unificam a imagem das empresas, mostrando ao público que o grupo está conectado com as mudanças e tendências da atualidade e se mantém fiel ao compromisso primordial de oferecer informação, entretenimento e serviços de qualidade. As novas marcas mantêm os traços que consolidam a relação de longa data com o público, mas também olham para o futuro e apresentam uma empresa moderna e alinhada à linguagem dos novos tempos.

Credibilidade, inovação e audiência

A Rede Bahia é o único grupo de comunicação com operação local nas seis regiões do estado e, além da capital, tem sede em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. É o compromisso com o olhar hiperlocal, valorizando a relação direta dos veículos com as comunidades em cada região, com diferentes características e sotaques desta Bahia continental. O conteúdo produzido por equipes que prezam pela excelência é diariamente distribuído por seis emissoras de TV, quatros rádios, dois sites, um portal e a Bahia Eventos, empresa de eventos do grupo. Os investimentos são constantes. Prova disso é que a Rede Bahia foi pioneira na transmissão do sinal digital no Norte e Nordeste, investindo, nos últimos 10 anos, R$ 100 milhões na implantação da TV Digital.

Outra marca do grupo é a provocação constante para novos formatos de conteúdo. O telejornal Bom Dia Sábado é um exemplo disso. Criado pela TV Bahia em 2018, o jornal mudou o hábito de consumo de tv nas manhãs de sábado e o sucesso foi tão grande que o produto ganhou espaço nacional na grade da Globo. A ele, somam-se diversas iniciativas que buscam sempre valorizar o que é importante para baianos e baianas. O Conexão Bahia mostra toda semana a força e a essência do povo baiano e no Mosaico Baiano, o destaque é para o turismo e a cultura do estado. Já no Bahia Rural, a força e a tradição do agro são protagonistas e dão ao programa o título de campeão de audiência nas manhãs de domingo.

E o trabalho não para! Também em março, a TV Bahia apresentou ao público um novo estúdio, mais moderno e tecnológico. O cenário mais reto e branco foi substituído por linhas curvas e tons de cinza. O destaque está no telão de LED, que 10m2 e consegue reproduzir mais de um bilhão de cores em altíssima qualidade. Outras duas telas verticais funcionam como dois grandes smartphones para apoiar os apresentadores na condução dos conteúdos. O projeto exigiu empenho dos times de jornalismo, tecnologia e tem cenografia assinada pelo artista plástico baiano Ray Viana.

O resultado desse esforço ininterrupto para conectar baianos através de conteúdo é a liderança absoluta de audiência de tv em todo estado. Só no primeiro trimestre de 2025, a TV Bahia alcançou 11,9 milhões de pessoas. A liderança não é feita apenas das emissoras de tv. A rádio GFM (90,1) também garantiu a preferência do público de janeiro a março de 2025.

O sucesso também pode ser medido pelo Digital. Nossos portais ibahia, g1 Bahia e ge fizeram mais de 100 milhões de pageviews só nos primeiros três meses do ano. A página do g1 em Feira de Santana e Região estreou em janeiro e já acumula 3,3 milhões de pageviews.

Além de garantir que a Bahia possa se ver todo dia em nossos conteúdos, é compromisso da Rede Bahia colocar a Bahia na vitrine para o Brasil através dos telejornais e programas da Globo. Pode ser com os desafios do cotidiano ou em momentos especiais, como Carnaval e São João. Esse olhar nacional mostra a força do estado e atrai as marcas. Parte importante desta cadeia são as marcas que assinam conosco tantas iniciativas.

Os desafios não são pequenos, assim como também não é pequena a nossa disposição para fazer acontecer. Reafirmamos isso no nosso propósito, que é “impulsionar a vida dos baianos com informação e cultura, fomentando o desenvolvimento socioeconômico da Bahia e destacando a sua relevância para o Brasil”.

**
Para a produção deste artigo foram usadas as seguintes fontes de audiência:
Kantar Ibope Media – Instar Analytics – 07h às 24h – 01/01/2025 a 31/03/2025 – Total Domicílios – Rat% Shr% – Total Indivíduos – Cov% – Grande Salvador – TLE – Dado Live | Projeção Atlas Globo: 13.518.844 tel. Pot.
Kantar Ibope Media – Easy Media4 – GFM/WEB – 05h às 00h – Jan/25 a Mar/25 – #OPM
Kantar Ibope Media – Instar Analytics – Carnaval | Bahia Folia 2025 – 27/02/25 a 04/03/25 – Total Domicílios – Rat% – Grande Salvador – TLE | Líder em todas as transmissões, entre as emissoras abertas.
Google Analytics 4

Leia também

sao-joao-redebahia

Sucesso de público e tradição marcaram a Vila Junina da Rede Bahia

gramado

Lideranças da Rede Bahia e UNA realizam imersão estratégica na RBS e participam do Gramado Summit