Rede Bahia

Quinta edição do Projeto Lápis na Mão abre inscrições na Região Sudoeste

Compartilhe

Foto: Divulgação

Em formato totalmente online, iniciativa vai premiar estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede pública de Vitória da Conquista 

A educação é base para a transformação da sociedade e diversos atores devem se unir em prol desta causa que muda a realidade de muitas pessoas. Pelo quinto ano consecutivo, visando contribuir com o desenvolvimento local, a TV Sudoeste realiza o Projeto Lápis na Mão, que incentiva a leitura por meio de suas ações, além de promover a reflexão sobre a importância do estudo e suas influências sociais na Região Sudoeste da Bahia.  

Com o tema “Leituras e mídias portais para a paz”, os estudantes que desejem participar do concurso de redação devem sinalizar o interesse nas suas unidades de ensino, no período de 15 a 30 de julho. Podem se inscrever alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e os que estão matriculados no Ensino Médio das escolas públicas de Vitória da Conquista, nas zonas urbana e rural. 

Em virtude da pandemia, a iniciativa foi adaptada para a versão “Em Casa”, onde os participantes, por meio de uma plataforma virtual, farão todas as atividades ligadas ao Projeto. Através do site oficial do projeto, alunos e professores terão acesso ao regulamento, aos formulários e às informações sobre o concurso. 

O gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, aponta que a emissora tem sempre buscado projetos que tenham foco no envolvimento com a comunidade. “O Lápis na Mão tem um papel fundamental para nossa região, sendo a educação o pilar para termos uma sociedade equilibrada, ética e comprometida. Neste ano, nosso desafio é ainda maior com o evento realizado de forma online, mas temos a certeza de que os alunos estão motivados e prontos para escreverem excelentes redações que atendam a todos os requisitos de avaliação” afirma Freitas.   

Na primeira etapa, as escolas farão a seleção dos 05 trabalhos nas categorias do Ensino Fundamental II e até 10 trabalhos na categoria Nível Médio, sendo que, ao final do concurso, serão premiados os alunos e suas escolas que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Entre os prêmios estão tablets, smartphones, computadores e impressoras.  

O Lápis na Mão acontece até o mês de setembro e conta com o patrocínio das Faculdades Santo Agostinho e Sicoob; além do apoio do Núcleo Territorial de Educação (NTE), da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).