G1 Bahia

Jornalistas do G1 Bahia são premiadas pelo Banco do Nordeste

Compartilhe

Na foto, Lorena Passos (BNB), Lilian Marques, Valma Silva, e José Gomes (BNB)

Matéria produzida por Lilian Marques e Valma Silva fala sobre a criação de abelha sem ferrão

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional contempla trabalhos que retratam iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis. Na edição de 2020, entre os vencedores, estão as editoras do G1 Bahia, Lilian Marques e Valma Silva. A matéria “Com mel que pode custar R$ 300, criação de abelha sem ferrão é feita até em armário de apartamento na Bahia: ‘Reprodução fácil’”, foi a vencedora entre as finalistas baianas. Ao todo, foram 150 trabalhos inscritos.

Responsável pela edição do conteúdo, Valma conta que a ideia da matéria surgiu a partir da Lilian e, ao perceber que se tratava de algo bem diferente e pouco conhecido, incentivou a colega a investir na apuração. “Sempre conversamos sobre sugestões de pautas e quando ela falou comigo achei bem curioso. Não sabia que existem abelhas sem ferrão, tampouco que elas podem ser criadas em casa ou apartamento, por exemplo”, comenta.

Com muita curiosidade, Lilian foi descobrindo fontes e detalhes sobre esta forma de criação das abelhas. “A partir de uma matéria feita pelo programa Bahia Rural, troquei algumas figurinhas com a colega Georgina Maynart, mas não deu para fazermos a pauta em parceria. Mesmo assim, segui nas pesquisas sobre o assunto. O interesse foi tanto que, além da matéria, me tornei uma criadora de abelhas sem ferrão. Tenho duas colmeias de uruçu na casa de minha avó e agora estou com uma de jataí”, conta. Lilian destaca ainda que a criação do inseto é voltada para o cuidado da sua preservação, diante do alto risco de extinção.

Este foi o primeiro prêmio recebido pelo site que, de acordo com a editora-chefe, Danutta Rodrigues, reflete um trabalho feito a muitas mãos. “É um reconhecimento importante para a equipe do G1 Bahia ter essa premiação justamente no ano em que o portal completa 10 anos, reforçando também o nosso compromisso com a credibilidade e relevância com as notícias do nosso estado. Parabéns para Valma Silva e Lilian Marques, que desempenharam um belíssimo trabalho com a reportagem”.

A divulgação dos vencedores aconteceu somente em 2021 por conta da suspensão do Prêmio no ano passado, em virtude da pandemia. A matéria completa pode ser lida aqui.